A tendência do BYOD (Bring Your Own Device) vem ganhando as empresas, mas cada uma deve pesar individualmente as vantagens e desvantagens desse modelo para seu negócio.
O BYOD nada mais é do que uma política que permite aos funcionários utilizarem seu próprio notebook, smartphone ou tablet para o trabalho. Como o nome traduzido diz: "traga seu próprio dispositivo", ou seja, o usuário utiliza o aparelho pessoal para funções profissionais.
Sem dúvidas, o BYOD pode trazer diversas vantagens e tem seu lugar no mercado. Mas é preciso olhar para essa tendência com cuidado antes de adotá-la na empresa. Saiba mais no nosso post!
O crescimento do BYOD no mercado
Segundo uma pesquisa da Intel, cerca de 61% dos millennials (nascidos entre as décadas de 80 e 90) acreditam que a tecnologia que usam em casa é melhor do que as ferramentas que podem acessar no trabalho. Como essa parcela da população está tomando conta do mercado a cada dia, é de se esperar que o BYOD cresça junto com eles.
À medida que os departamentos de TI lutam para permanecer no topo das constantes mudanças no ambiente técnico, a definição de BYOD começou a evoluir. Algumas organizações estão permitindo coisas como “traga sua própria tecnologia” e “traga seu próprio software”. O BYOD que sua organização adotará dependerá de seus requisitos individuais.
Fundamentalmente, no entanto, a ideia é garantir que os funcionários possam continuar trabalhando em seus próprios dispositivos no local de trabalho, eliminando a necessidade de alternar entre ferramentas.
Como o BYOD funciona?
Parte de uma tendência de transformação digital maior, o BYOD tem a ver com deixar seus funcionários escolherem os dispositivos e aplicações com que possuem mais familiaridade para desenvolver seus trabalhos.
Isso porque sua força de trabalho hoje é muito mais digital do que era antes. A chegada dos millennials ao mercado de trabalho mudaram drasticamente a forma como o trabalho é realizado.
Eles conhecem seus próprios dispositivos muito bem — o que significa que as organizações possuem o potencial de economizar tempo de treinamento em aparelhos que eles podem não conhecer.
Além disso, eles conseguem, em geral, trabalhar mais rápido de um dispositivo ou app que conhecem a fundo. Cada vez mais, as empresas estão descobrindo que o BYOD permite economizar custos, melhorar a satisfação dos funcionários e reduzir a rotatividade.
A importância de uma política de BYOD
Tudo parece muito bom na teoria. Mas e na prática? Certamente, o BYOD pode trazer os benefícios citados, além de aumentar a produtividade da equipe. Contudo, há algumas questões que devem ser levantadas para garantir que esses frutos sejam realmente colhidos.
Uma das razões pelas quais o BYOD é tão essencial no ambiente de trabalho moderno é que ele pode estar acontecendo, quer sua empresa queira ou não. Em outras palavras, seus funcionários podem estar usando a tecnologia deles com ou sem a sua permissão.
Se você não possui uma política no lugar, isso apenas aumentará o risco de as equipes usarem aplicativos inseguros para transferir dados confidenciais, além de aumentar as portas para uma possível invasão, o que pode causar sérias consequências, especialmente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).
A Shadow IT — quando dispositivos ou softwares são usados sem a validação da TI da empresa — está aumentando, à medida que mais funcionários se recusam a comprometer o uso das ferramentas que eles próprios consideram mais úteis.
Na maioria dos casos, as estratégias oficiais de BYOD melhoram o moral e a produtividade dos funcionários. No entanto, quando você não consegue encontrar como o BYOD se encaixa na sua empresa, existe o risco de assumir sérios desafios de segurança.
Para evitar problemas ao adotar o BYOD, conte com uma consultoria especializada de TI! Ela poderá auxiliar na gestão dos dispositivos que entram e saem da empresa. Isso permite aproveitar dos benefícios que o BYOD traz, ao mesmo tempo que assegura a proteção da sua rede e infraestrutura.
A TNX pode ajudar com sua política de BYOD! Entre em contato conosco e saiba como!