Planos de telecom ilimitados podem parecer tentadores à primeira vista. Mas nem sempre eles são a escolha ideal para reduzir custos na empresa.
Segundo pesquisa do Statista, até 2021 os gastos com telecom de empresas de todo o mundo ultrapassarão os 1,4 bilhões de dólares. Isso significa que, quando se trata de escolher o plano certo para o negócio, entender os pormenores é essencial para reduzir custos.
Portanto, continue lendo enquanto respondemos duas perguntas: realmente existem planos de dados ilimitados e será que eles valem a pena?
Planos ilimitados são realmente ilimitados?
Os planos de telefonia celular, no início, eram extremamente limitados. Lembra-se das cobranças extras que pairavam sobre as cabeças de inúmeros usuários e empresas, logo quando os telefones móveis se tornaram populares?
Esses dias, em sua maior parte, se foram. Ainda assim, como você testemunhou com a vida e o mundo ao seu redor, os planos de telefone celular e rede móvel expandiram-se para limites aparentemente ilimitados — mas, após uma inspeção mais detalhada, é possível ver que existem armadilhas por trás dessas ofertas.
Enquanto eles permitem sim que você tenha sempre o serviço de dados ou ligações disponível, somente ter um plano ilimitado não garante a qualidade do serviço.
A verdade é que um plano ilimitado de dados permite que o usuário tenha sempre internet móvel, mas com velocidade limitada após atingir um limite de uso. Da mesma forma, planos de ligações ilimitadas podem enfrentar problemas caso haja congestionamento na rede e não entregar a qualidade de serviço esperada no momento de contratação.
Priorização: os limites dos planos ilimitados
O cliente pode experimentar velocidades reduzidas após XX GB de uso.
Tradução: se você usar muitos dados, provavelmente o atrasaremos.
Essa redução de velocidade dos dados se deve à priorização, o que significa essencialmente que a operadora pode diminuir a velocidade de seus dados em favor de outros clientes com planos de níveis mais altos ou de clientes que não usaram os dados de velocidade total alocados.
É uma tendência para as principais operadoras oferecerem vários níveis de "dados ilimitados". Alguns planos de nível inferior (dependendo da operadora) podem ser priorizados sempre que houver congestionamento intenso de dados. O que você pode estar pagando, nos níveis mais altos de planos “ilimitados”, é um lugar alto na fila de priorização.
O que exatamente é o congestionamento da rede?
Você sabe o que é o congestionamento da estrada, porque, provavelmente, já esteve em uma. Da mesma forma, você também já deve ter enfrentado uma rede congestionada e há uma boa chance de ter visto a velocidade dos dados ou qualidade da ligação piorar por causa disso. No entanto, diferentemente do tráfego rodoviário, o que é difícil saber sobre o congestionamento da rede é exatamente quando ele acontecerá.
Nós podemos fazer palpites. Provavelmente haverá uma grande quantidade de congestionamento de rede em um local movimentado, como em um estádio de futebol lotado. No entanto, grandes multidões não são o único sinal de congestionamento na rede.
O que pode ser frustrante é que você nem sempre sabe quando exatamente as redes ficam atoladas e a operadora decide que pode ser necessário diminuir a velocidade do plano em favor de outra pessoa. O que, então, pode ser feito?
Como não cair nas armadilhas dos planos ilimitados?
O primeiro ponto aqui é: sua empresa realmente precisa de pacotes ilimitados? Enquanto alguns funcionários podem ter um uso hard de telefone e pacotes de dados, outros podem ser usuários mais leves e não precisar da mesma quantidade de minutos ou GBs.
Por isso, é fundamental entender em primeiro lugar qual a real necessidade da empresa. Você pode descobrir que está pagando por um plano ilimitado que não utiliza ou que existe um plano limitado, com valor inferior, que atenderia perfeitamente ao que os usuários da empresa precisam.
Mas como fazer esse mapeamento?
O segundo ponto é contar com uma consultoria. Mapear as necessidades de telecom de uma média ou grande empresa pode ser uma tarefa complicada e demorada. Além disso, enquanto a gestão de telecom é sim parte essencial da engrenagem da empresa, ela é uma atividade operacional, enquanto seus funcionários de TI deveriam estar focados em tarefas estratégicas.
Uma consultoria, como a oferecida pelaTNX, permite que isso aconteça. Ela fornece um conhecimento profundo e atualizado da empresa, com a construção do mapeamento das suas reais necessidades de telecom, para que você possa reduzir custos e alocar investimentos em áreas que tragam mais valor à organização.
Quer conhecer a fundo a realidade de sua empresa e reduzir custos com um ROI altíssimo? Entre em contato conosco!